Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Esaú e Jacó

Isaac cresceu, casou-se com Rebeca e teve dois filhos. Eles eram gêmeos e por isso eram muito parecidos. Só havia uma diferença entre eles: Esaú tinha a pele vermelha e os braços e pernas peludos. Jacó tinha a pele macia.
Esaú se tornou caãdor. Quando voltava da caça fazia assados deliciosos. Jacó era simples, morava nas tendas. Ele plantava, colhia e cozinhava verduras e legumes gostosos.

Esaú tinha o direito de filho mais velho, aquele que receb as bençãos do seu pai para liderar a família. Mas Jacó queria ter para si esse direito. Um dia Esaú voltou muio cansado de uma caçada e viu que seu irmão Jacó tinha feito um delicioso prato
de lentilhas. Esaú pediu um pouco da comida e Jacó disse que só daria se ele lhe vendesse o direito de filho mais velho. Esaú estava com muita fome e por isso aceitou.

Um dia Isaac ficou velho e enxergava muito mal. Tanto que não podia mais reconhecer os filhos. Isaac sabia que ia morrer logo, por isso, pediu a Esaú que saísse para caçar. Isaac disse:
-Faz para mim um assado do jeito que eu gosto e depois eu vou te abençoar como filho mais velho.
Jacó ouviu tudo e enquanto Esaú saía para caçar, ele preparou um assado e levou para o pai. Para enganá-lo, ele amarrou peles de ovelha nos braços.

Isaac comeu o assado e pegou no braço de Jacó. Como ele estava vestido com pele de ovelha, Isaac achou que estava falando com Esaú e lhe deu as bençãos de filho mais velho.
Quando Esaú chegou e soube que tinha sido enganado pelo irmão, ficou muito zangado. Por isso Jacó teve que fugir para a casa de seu tio Labão, numa terra muito longe dali.

Depois de muitos anos Jacó voltou para casa, levando junto sua mulher e seus filhos. No caminho encontrou um anjo que lutou com ele para ver sua coragem. E os dois lutaram até o amanhecer.
O anjo, então, foi vencido e mudou seu nome para ISRAEL, que quer dizer: Lutador de Deus. O anjo abençoou Jacó.

Jacó reencontrou seu irmão Esaú. Os dois se abraçaram e juraram que nunca mais voltariam a brigar. Jacó foi morar em Canaã com seus filhos, mas gostava muito de JOsé, seu penúltimo filho. Por isso deu-lhe de presente uma linda túnica.

2 comentários:

  1. Oi amiga
    vim fazer uma visitinha.
    Como é estranho a gente ler de outra pessoa, o que voce ensina.Tenho visto seus textos sobre isac jose abraão,...Vc tem um jeito todo seu de deixar um final a ser descoberto não é?
    Sobre a oração, me diga, como é que vc faz a entrega?
    Ah... não deixe de ver e comentar o meu, viu. rsrs
    crisma2012matao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. entao....
    tudo bem com voce
    so passei pra te lembrar que
    ha muito tempo nao visita meu blog
    crisma2012matao.blogspot.com.br
    muita coisa aconteceu desde entao,
    te aguardo.. rsrsrs.
    Deus abençoe voce

    ResponderExcluir